terça-feira, 2 de setembro de 2014

O Mensageiro do Algarve, Ano II n.º 6


O aparecimento dos primeiros selos, em 1840, deram origem, poucos anos depois, ao aparecimento dos primeiros colecionadores, dos primeiros comerciantes e das primeiras revistas filatélicas, por volta dos anos 60 do século XIX. Estas proliferaram um pouco por todo o lado e foi raro o clube que não tivesse editado revistas.
Atualmente, no contexto nacional e até mundial, torna-se proibitivo à maioria das Agremiações, dedicadas ao colecionismo, editarem revistas em papel, com uma edição de poucas centenas de exemplares, para envio aos seus sócios.
Com o desenvolvimento das modernas tecnologias começaram a aparecer, um pouco por todo o lado, publicações de livros e revistas digitais tendo como ferramenta principal um computador.
Em boa hora surgiu "O Mensageiro do Algarve", no panorama filatélico nacional. É uma revista publicada on-line, sem subsídios de qualquer espécie, fruto de muita carolice e trabalho dos elementos das Agremiações Filatélicas desta província que, numa união de esforços, resolveram lançar-se neste desafio.
A edição trimestral permite dar-lhe uma panorâmica das atividades realizadas durante os últimos três meses e noticiar o programa para o trimestre seguinte incentivando os colecionadores no Algarve.
Com o seu envio para largos milhares de endereços o Mensageiro contacta grande número de filatelistas e de instituições que, de outro modo, não teriam informação sobre a nossa atividade filatélica. Provavelmente será a revista filatélica portuguesa mais lida em todo o mundo.
Não podemos deixar de destacar dois eventos relevantes levados a efeito, neste trimestre, no Algarve. Em Abril a Mostra Filatélica dedicada ao Mar, pelo Núcleo de Filatelia Juvenil de Armação de Pêra – “O Bichinho do Selo", que está integrada na Escola E. B. 2/3 Dr. António Costa Contreiras de Armação de Pêra e, em Junho, o II Encontro Int. de Colecionismo de VRSA pela Sec. de Colecionismo da Assoc. Humanit. dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António.
Entramos num novo trimestre e prepara-se a quinta Algarpex, um marco importante da Filatelia do Algarve, no próximo mês de Setembro. Aproveitando o acontecimento assinalam-se, também, os 150 anos da criação da palavra "Filatelia" pelo francês Herpin, no ano de 1864, palavra que foi imediatamente adotada. Efeméride esquecida em Portugal a merecer ser referenciada.
Com este sexto número de "O Mensageiro do Algarve" e o sétimo já em preparação, esperamos continuar a não desiludir os nossos leitores dos quais aguardamos, com toda a satisfação, as suas opiniões e sugestões.

Sem comentários:

Enviar um comentário