terça-feira, 2 de setembro de 2014

O Mensageiro do Algarve, Ano II n.º 5


No passado dia 29 de Março, teve lugar em Lisboa, no Hotel Travel Park, o Congresso Ordinário da Federação Portuguesa de Filatelia – APD.
O Congresso foi presidido pelo nosso colega de redacção, António Borralho e secretariado por Eduardo Sousa.
Da extensa ordem de trabalhos, que nos escusamos aqui de a incluir no seu todo, constavam a apreciação, discussão e votação do relatório e contas de gerência da direcção referente ao ano de 2013 e as Eleições para os Corpos Sociais da Federação para o quadriénio 2014-2018, lista que integra alguns filatelistas do Algarve, ambos os pontos aprovados por unanimidade. Porém, foi no período prévio à ordem de trabalhos, concedido pelo Presidente da Mesa, em que mais discussão houve, à volta das relações da Federação com outras entidades, da divulgação das actas das assembleias e do Dia do Selo.
Nesta fase do Congresso, os clubes algarvios estiveram particularmente activos, principalmente à volta do Dia do Selo, que há longos anos tem vindo a ser comemorado a 1 de Dezembro, feriado este que se encontra suspenso por quatro anos, e, em consequência deste facto, para o Dia do Selo deveria ser escolhida uma data fixa, comemorando em eventos organizados simultaneamente nas diferentes zonas filatélicas.
Uma discussão que está aí para durar, logo em vésperas de se comemorarem 60 anos desde a sua criação em Portugal e que se quer comemorar condignamente no próximo ano.
Uma outra efeméride, mas esta já para este ano, são os 60 anos da Federação Portuguesa de Filatelia. Da ordem de trabalhos constava a escolha do local para a realização do próximo congresso ordinário. O Presidente da Direcção da Federação tomou a palavra dizendo que gostaria que as comemorações se realizassem em Lisboa, sendo intenção da Federação solicitar um Inteiro Postal Comemorativo aos Correios, pedindo ao mesmo tempo às Federadas que enviem propostas de Filatelistas que mereçam ser homenageados, pelos serviços prestados em prol da Filatelia. Ficamos alerta…
Neste primeiro trimestre, realizaram-se no Algarve, em Faro e em Estoi, duas manifestações filatélicas com a particularidade de na primeira das localidades a Mostra Filatélica poder ter sido visitada à distância. Foi a primeira vez que em Portugal se produziu um evento filatélico sob as formas física e virtual.

Sem comentários:

Enviar um comentário